BLOG SIM
Segurança no trânsito: 11 dicas fundamentais
Todos que utilizam as vias públicas, desde o pedestre até o motorista do caminhão, devem se preocupar com a segurança no trânsito, protegendo a si mesmo e também quem está ao seu redor. Afinal, se cada um fizer a sua parte, teremos muito menos acidentes e problemas.
Para quem dirige, isso envolve boas práticas na hora de transitar e também alguns cuidados com o carro. Veja as nossas dicas para rodar por aí com mais tranquilidade!
11 dicas para ter mais segurança no trânsito
Confira as principais formas de promover um trânsito mais seguro, para você e para todos:
1. Preste atenção nos outros motoristas
Dirigir requer manter o foco em várias coisas, incluindo os outros carros. Esteja sempre atento aos automóveis ao seu redor, para ter uma resposta ágil e evitar colisões.
2. Cuide dos pedestres e dos veículos menores
É regra no trânsito: o maior cuida do menor. Quem anda a pé, de moto ou de bicicleta está em uma situação de vulnerabilidade e será o mais prejudicado em acidentes.
Portanto, todo condutor deve focar em preservar os pedestres e os veículos menores do que o seu. Isso envolve também respeitar as faixas de segurança e os sinais vermelhos.
3. Evite o uso do celular
Qualquer pequena distração pode causar um grande estrago. Desse modo, evite atender ligações, enviar mensagens ou usar redes sociais enquanto dirige.
Caso precise de aplicativos de mapa ou de serviços de transporte, mantenha o aparelho num local visível, para que você não precise segurá-lo para ver a tela. Digite o endereço quando estiver estacionado.
4. Respeite a velocidade máxima
Dirigir acima do limite de velocidade é um dos principais erros no trânsito. Essa prática é totalmente oposta aos princípios de segurança, podendo causar danos para os outros motoristas, pedestres e demais ocupantes do carro.
Quanto maior a velocidade, mais difícil é a ação rápida para evitar problemas. Além disso, é uma infração ao Código de Trânsito, que pode ser média, grave ou gravíssima.
5. Mantenha distância dos outros veículos
Uma das principais táticas de direção defensiva é manter-se um pouco longe dos outros carros. Isso também facilita a parada ou manobras rápidas, quando necessário.
6. Leve em conta os seus limites
Dirigir cansado, em um estado de saúde ruim, ou até mesmo muito estressado, pode afetar a segurança. Avalie as suas condições físicas, psicológicas e emocionais e, caso não se sinta apto, deixe o volante para outra pessoa, peça uma carona ou use o transporte público ou por aplicativo.
7. Sinalize as suas ações
Não se esqueça de sinalizar todas as suas ações, para que os seus colegas de trânsito possam se preparar. Dê a seta antes de fazer curvas e certifique-se de que as lanternas e luzes estão funcionando adequadamente.
8. Se beber, não dirija
Nunca dirija após beber, mesmo se sentir bem. As bebidas alcoólicas diminuem os reflexos, algo que você pode nem perceber até estar em uma situação onde precisa agir rápido.
9. Não se esqueça do cinto
Tanto motoristas quanto passageiros devem estar sempre de cinto de segurança. Ele pode salvar vidas.
10. Cuide na hora de ultrapassar
A ultrapassagem requer muito cuidado. Sinalize com a seta, ou até mesmo o braço, e cheque os retrovisores, para garantir que pode passar. Reduza a velocidade e nunca ultrapasse em curvas.
11. Faça revisões frequentes
Muitos motoristas preocupam-se apenas em dirigir com segurança, mas se esquecem que o estado do carro também impacta nisso. Certifique-se de que os pneus estão em dia e calibrados e de que as luzes não estão queimadas. Faça as revisões periódicas e ao menor sinal de problemas, vá até o seu mecânico de confiança.
Qual é a importância das normas para a segurança de trânsito?
As regras de trânsito existem por uma razão. O objetivo delas também é promover a segurança, portanto, segui-las é fundamental. Caso tenha dúvidas sobre o Código de Trânsito, vale a pena estudá-lo novamente, para garantir que compreendeu e guardou as normas.
Sem falar no aspecto legal: ao descumprir a legislação, você pode sofrer penalidades, que geram multas e até mesmo a suspensão da CNH.
Evite brigas e desconfortos no trânsito
Além de dirigir com cuidado, seguir as leis e manter o veículo em dia, outro ponto que faz a diferença no dia a dia é o seu comportamento. Mantenha a calma ao trafegar e evite desentendimentos.
Infelizmente, ainda é comum vermos atritos no trânsito que se transformam em brigas, muitas vezes, violentas. Por isso, procure sempre estar tranquilo, tanto em sua forma de guiar o carro, quanto ao se relacionar com as pessoas ao redor.
Segurança no trânsito é dever de todos
Seguindo as nossas recomendações, você fará a sua parte para criar e manter um ambiente muito mais seguro na rua ou na estrada. Confira o nosso blog para ler outras dicas sobre direção defensiva, cuidados com o carro e mais.